segunda-feira, 1 de julho de 2013

Patês na dieta.

No calor, é comum que as pessoas procurem opções mais leves de petiscos. Por isso, as torradinhas com patês roubam a cena como entrada no jantar, nos lanches, e até no happy hour. Mas quem está de dieta precisa tomar cuidado e optar por receitas mais saudáveis, que saciam a fome e não engordam.

Os patês à base de queijos e embutidos (como salame e presunto) são mais gordurosos e calóricos. Então, se você quer perder peso, é bom fugir deles. Mas existem outras opções leves, saudáveis e deliciosas que têm menos calorias e vão ajudar você a manter a linha na dieta.

O creme de ricota, o queijo cottage e a maionese light são boas opções para servirem de base para o seu patê. O importante é não misturar muitos ingredientes calóricos, para que a receita não fique pesada.

"Uma ótima opção é acrescentar especiarias e temperos variados, além de verduras como a cenoura e beterraba, que acrescentam grande sabor ao prato e são pouco ou nada calóricos", sugere a nutricionista Mariana Finamori.

Troca lightO patê de atum pode ficar mais leve se você usar a versão light do peixe, que vem de molho na água. Ela tem menos da metade das calorias da versão conservada em óleo.

Essa é a opção preferida da estudante Nadia Baptista. "Gosto muito de patê de atum. Normalmente, coloco pouco, porque a maionese tem muita gordura, mas como muitas torradas", conta a estudante.

A nutricionista Mariana Finamori alerta que, não é porque alguns patês têm poucas calorias, que você pode abusar na quantidade. Para manter a forma, é preciso comer com moderação, afinal ele não está sendo consumido puro. A torrada ou o pão também têm calorias, que podem fazer toda a diferença na hora de mover os ponteiros da balança.

A Escolha seu pão

Para seu aperitivo ficar ainda mais leve, a nutricionista sugere a escolha de pães e torradas integrais, que têm muitas fibras e minerais, que vão saciar sua fome com mais facilidade e, assim, você provavelmente comerá menos.

Faça em casa
Patê de cenoura
Ingredientes- 1 colher de sopa de manteiga
- 1 colher de sopa de farinha de trigo
- 1/2 lata de creme de leite light
- 1 colher de chá de mostarda
- 1 colher de chá de molho de pimenta
- 1 xícara de chá de cenoura ralada
- 1/2 xícara de picles picadinho
- sal a gosto

PreparoDerreta a manteiga, acrescente a farinha e deixe dourar. Misture o creme de leite, a mostarda, o molho de pimenta e tempere com sal. Retire do fogo, misture a cenoura e os picles

Patê de ricota com azeitona preta
Ingredientes- 500g de ricota
- 1 copo de leite fervente
- 3/4 de xícara de azeitona preta
- 2 colheres de sopa de azeite
- sal a gosto

PreparoBata todos os ingredientes no processador ou liquidificador e tempere a gosto. Mantenha o patê na geladeira até a hora de servir

Guacamole
Ingredientes- 1 unidade de abacate
- 2 dentes de alho amassados
- 2 unidades de tomate picados, sem pele, sem sementes
- 1/2 cebola picada
- 4 colheres de sopa de suco de limão
- coentro e cebolinha a gosto
- pimenta malagueta e sal a gosto

PreparoAmasse o abacate bem e misture todos os demais ingredientes na massa. Coloque a semente do abacate no meio do prato com a guacamole pronta, para evitar que a mistura escureça rapidamente

Patê de atum
Ingredientes- 1 lata de atum ralado light (ele é imerso na água e não em óleo)
- 2 colheres de sopa de creme de ricota
- 1 colher de chá de limão
- orégano e sal a gosto

PreparoMisture todos os ingredientes, até ficar um creme homogêneo. Sirva com torradas

*Roubei mesmo rs Adoro patês

Nenhum comentário:

Postar um comentário